Programa de Terapeutas

Fazer parte do Programa de Terapeutas do Instituto Cultural Freud é uma excelente escolha para um profissional da área de psicoterapia, não importando se está no início de sua carreira ou se já tem larga experiência na sua prática.

Partindo do projeto de atendimento aos pacientes da Clínica Social, a instituição promove o conhecimento prático-teórico por meio de Grupos de Reflexão, Debates Clínicos, assim como pelas atividades da Casa de Cultura que oferece cursos e palestras com a intenção de articular os temas da Psicanálise aos da cultura em geral.

SELEÇÃO:

A seleção de profissionais ocorre mediante o preenchimento de uma inscrição e da realização de uma ou mais entrevistas com um dos Coordenadores. Se aprovado, o terapeuta passa a participar do Programa de Terapeutas, precisando cumprir certas exigências, tais como, frequentar um certo número de cursos e palestras, além de pertencer a um Grupo de Reflexão semanal, no qual são discutidos os casos clínicos que chegam para atendimento e também aqueles que estão em andamento. A cada ano o terapeuta vivenciará a troca de Grupo de Reflexão, tendo a oportunidade de exercitar e enriquecer sua escuta clínica ao entrar em contato com outros colegas e outros Coordenadores.

REGULAMENTO:

Depois de três meses de adaptação, e a critério de seu Coordenador, o terapeuta inicia os atendimentos de acordo com a quantidade de inscrições de pacientes, podendo receber até, no máximo, quatro casos clínicos.

Para manter o vínculo como participante do ICF, no prazo de até três anos de atividades institucionais, o terapeuta deverá apresentar um estudo sobre um caso de paciente que ainda esteja ou não em atendimento, preferencialmente da Clínica do Instituto, ao seu Coordenador, devendo convidar mais dois Coordenadores de sua escolha. Poderá optar por uma apresentação aberta a todos os terapeutas ou apenas ao seu grupo.

O Instituto Cultural Freud tem como proposta a discussão permanente sobre a prática clínica e sua articulação com a cultura em geral. Não é uma instituição de formação nem confere diplomas.

 

Voltar para o topo!