Pulsão de Morte: potência e efeitos, uma visada psicanalítica sobre a questão do suicídio

Palestra – Suelena Werneck Pereira
“Pulsão de Morte: potência e efeitos, uma visada psicanalítica sobre a questão do suicídio “

“A questão do aumento assustador dos números de suicídios nos últimos tempos, amplamente noticiado em todas as mídias, requer uma análise sócio-cultural aprofundada. Como não tenho conhecimentos sociológicos suficientes, proponho abordar o tema do suicídio a partir da teoria psicanalítica, partindo de uma premissa inicial: aquele que se mata é majoritariamente um melancólico. Isso não quer dizer que outras classificações nosográficas não possam estar incluídas entre aqueles que se suicidam, como sabemos.
Baseio minha hipótese em questões estruturais e do desenvolvimento psicossexual e busco uma explicação para esse fenômeno na potência e na vitória das pulsões de morte, resultado esse que depende de diversos arranjos e articulações.
A meu ver, sempre houve tempos difíceis e mesmo períodos da história em que foi grande o número de suicídios. Não creio podermos buscar a explicação notoriamente em fatos externos ao sujeito: algo em sua configuração psíquica o torna mais propenso a esse ato.”

Dia 8 de novembro, quinta-feira às 20 horas
Valor ao público – R$ 55,00