ICFilmes

Mantendo o compromisso do ICF na constante busca da reflexão multidisciplinar, o diálogo com o Cinema não poderia faltar. Como todas as formas de arte, analisar um filme é também uma forma de conhecer o ser humano.
Os filmes cumprem, ainda hoje, as mesmas funções que o teatro trágico cumpriu para os gregos, o de não provocar apenas catarse, mas também unir a plateia com sua cultura, pela via mitológica, mostrando a visão do sentir e pensar da sociedade.
Assim sendo, podemos pensar na Sétima Arte como um arquivo das imagens psicossociais do nosso tempo.
Essa é a ideia dos encontros no ICFilmes, ter acesso aos diretores e suas obras, que captam as paixões humanas refletidas na tela em momentos inesquecíveis.

2018.2

“The Lunchbox”

Debate com Susana Schild
Dia 29 de agosto às 13 horas – aberto ao público
Valor ao público – R$ 55,00

Projeção – dias: 13, 14, 15, 16 e 17 de agosto
Debate – dias 27, 28, 30 de agosto e 1° setembro

 

 

 

 

 

 

 

Em 2017 seguimos com o programa de assistir aos filmes no horário dos Grupos de Reflexão acrescentando uma semana de Debates entre os grupos. No segundo semestre, abrimos os debates ao público em geral com a participação da jornalista, crítica de cinema e roteirista Susana Schild

 Susana Schild

Susana Schild

Segundo semestre

Filme escolhido:  “O sonho de Wadjda”

  • Ano – 2012 (97 min)
  • Direção – Haifaa Al Mansour
  • Elenco – Reem Abdullah (Mãe) – Waad Mohammed (Wadjda)
    Abdullrahman Al Gohani (Abdullah) – Ahd (Hussa)
    Sultan Al Assaf (Pai)
  • Gênero – Drama
  • Nacionalidade – Arábia Saudita

Sinopse

WADJDA é uma menina de 12 anos que mora no subúrbio de Riade, capital da Arábia Saudita. Embora ela viva em uma cultura conservadora, Wadjda é uma garota cheia de vida, que usa calça jeans, tênis, escuta rock’n roll e deseja apenas uma coisa: comprar uma bicicleta e disputar uma corrida com seu melhor amigo Abdallah. Mas em uma sociedade que diz que as bicicletas são apenas para os meninos porque podem ser perigosas para a virtude das meninas, ela enfrentará muitas dificuldades para realizar seu sonho.

Dia 26 de outubro às 13 horas -quinta-feira 

Aberto ao público em geral – valor R$ 50,00

Voltar para o topo!